EDUCAR O ESPÍRITO
A mãe espírita, não fixará sua preocupação em dar aos filhos exclusividade ao fortalecimento do seu corpo físico`manutenção da saúde orgânica, ao desenvolvimento das potências intelectivas, à boa alimentação, aos brinquedos instrutivos, às brincadeiras alegres e às diversões saudavéis, esquecendo-se de agir com responsabilidade, paciência e carinho no mundo psicológico, emocional e espiritual de cada filho.O LÚCIDO ESPÍRITO DE EMMANUEL adverte: "Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agazalhar corpinhos enregelados. È imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário à própria sublimação. Muitos pais garantem o coforto material dos filhinhos, mas lhes renegam a alma a lamentável abandono." Nos dias difíceis da atualidade,para cumprir melhor sua missão,precisa a mãe espírita compreender os segredos da educação moral, penetrar os mistério da alma infantil,aplicar no momento exato os princípios evangélicos e viver os princípios cristãos com mente e coração no ambiente muitas vezes doloroso,compllexo e desafiante no relacionemento com os filhos. Eis o que Aurélio Agostinho tem a dizer: " A tarefa não é tão fácil como podereis pensar. Não exige o saber do mundo: o ignorante e o sábio podem cumprí-la, e o espiritísmo vem facilitá-la, ao revelar a causa das imperfeições do coração humano."
A mãe deve se preparar por dentro, a fim de realmente doar o melhor de sí na ajuda substancial de amor e verdade aos filhos que retornam de vidas passadas a trazerem graves problemas cnsciênciais e morais a serem trabalhados e resolvidos com cirurgia espiritual delicada ao longo do tempo a partir dos primeiros dias da infância. O sencível espírito MEIMEI roga pelo doce coração das mães:
" Ajuda-me a governar o coração, para que meu sentimento não mutile as asas dos anjos tenros que me deste; adoça-me o raciocínio, para que a minha devoção afetiva não se converta em severidade arrasadora".
A IMPORTÂNCIA DO
AMOR
O AMOR EVANGELIZADO é a base para a educação do espírito, o instrumento maior para orientação aos filhos, os melhores exemplos são os alicerçados no amor incondicional; as melhores palavras são as fecundadas de amor equilibrado; a mais bela convivência afetiva é aquela fertilizada pelo amor espiritualizado; a luta moral mais aproveitável é a que possui forte conteúdo de fé a Deus; e a caridade é a mais bela fonte de amor ao próximo. Os familiares são o próximo mais próximo a quem devemos amar com a melhor intenção e sinceridade no coração. A prática do amor evangelizado é fundamental à educação, harmonia e felicidade na vida familiar.
Certa mulher, enfrentando espinhoso sofrimento, apresenta-se abatida e desolada com as lutas na educação do filho, desprende-se pelo sono do corpo fìsíco e vê-se à frente de Jesus, a quem suplica:
-Senhor, compadece-te de mim! O mundo me atormenta e a vida fez-me escrava... Tenho um filho que incessantemente me fere o coração... Esperei-o com os melhores sonhos, embalei-o nos braços... Entretanto encontro nele o meu suplício. Por que isso, Amado Amigo?
Por que tanto sofrimento em troca de tamanha abnegação?"
O Amado Mestre, com imensa ternura e enorme carinho, após acariciar oscabelos da atormentada mulher ,explicou:
"- Filha, só o amor pode educar os filhos de Deus.
Que seria do tronco, se a Terra não o suportasse, ou do
ninho, sem que a ramada lhes resguardasse a
esperança?"
Após ouvir as doces palavras do Educador Celeste enaltecendo a força do amor na educação, tornou a indagar:
"- Mas, Senhor e comigo?! ... Quem teria colocado
em meus braços semelhante martírio? Quem talvez, por
engano, terá situado em meu peito esse filho difícil e
indifernete, acreditando que o meu amorde mulher
ignorante e frágil conseguisse educá-lo?".
Não entendia o porquê de tanto sofrimento. Na sua descrência e fraqueza moral, queria saber quem teria colocado tantas dificuldades em sua vida. O Excelso Intrutor falou com imensa paciência e grande compreensão, respondendo àquele coração torturado por dores, lágrimas e dificuldades nos cuidados com o filho rebelde:
"- Minha filha, fui eu!
Jesus espera nosso êxito na educação e felicidade no lar, e não há maior vitória que cumprirmos, da melhor maneira possível, os nossos deveres familiares, cientes de que, entre eles, a educação com amor é dos realmente essenciais!
Diálogo entre mãe e Jesus, narrado pelo espírito Meimei, contido no livro Amizade - Chico Xavier
QUE DEVE FAZER A MÃE TERRESTRE PARA CUMPRIR EVANGELICAMENTE OS SEUS DEVERES CONDUZINDO OS FILHOS PARA O BEM E A VERDADE?
"O consolador",questão nº 189 - Emmanuel
1. O coração materno deverá oferecer de conformidade com suas forças morais os exemplos de compeensão espiritual e sacrifícios pela paz da família. A mulher detém em sua alma os mais belos valores de sentimentos - edificados nas lutas e experiências dolorosas das experiências transatas - indispensáveis para as abençoadas realizações no ambiente afetivo do lar.
2. A mulher cristã é a verdadeira fonte de luz espiritual para seus filhos, se ela compreender sua tarefa educativa alicerçada na renúncia pessoal.
3. Com suas inegáveis conquistas no campo dos sentimentos: amor e carinho, ternura e delicadeza - armazenados no coração espiritual - , tem tudo para dar sempre o amor de Deus à
familia.
4. Equilibre suas emoções e sentimentos, para não se deixar levar pelos excessos da ternura mal dirigida, o carinho excessivo, a superproteção afetiva aos filhos, que fragiliza e prejudica de modo lamentável o mundo piscológico e o cárater de cada filho, acarretando problemas morais graves na fase da juventude, mocidade e madureza.
5. Compreender, com as leis divinas que seus filhos, antes de tudo, são filhos de Deus...
6. A rensponsabilidade educativa precisa começar bem cedo, a partir do período alegre do berço... Introduzir nas suas mentes e corações a força moral do evangelho... " Auxiliar, assim,o espírito materno, no desempenho de sua tarefa sublime constitui obrigação primária de todos nós que abraçamos nos centros espíritas novos ares de idealismo superior e que buscamos na Boa Nova do Divino Mestre a orientação maternal para a renovação de nossos destinos."
Mãe - Chico Xavier, Espíritos diversos
Treço extraído do livro " A arte moral de educar os filhos", de Walter Barcelos. Cap. 5, págs 121 a 126
3 comentários:
oi,passei por aqui!....
oi.
oi....
Postar um comentário